REMINISCÊNCIA DA ZONA SUL DE MANAUS - UM ANTIGO COMERCIANTE BERADEIRO


A foto, de 1967, mostra o comerciante Antônio Vieira, de óculos à esquerda, em seu estabelecimento comercial, a "CASA VIEIRA".

Vindo do interior do Amazonas (da zona rural de Manacapuru onde nasceu em 1917), Antônio Vieira inaugurou sua casa comercial em 1953, no limite entre os bairros da Colônia Oliveira Machado e Educandos, em Manaus, próximo à feira da Panair situada na margem do rio Negro.

Com o tempo a Casa Vieira cresceu em importância se tornando nas décadas de 1950 a 1970, junto com a "Casa Suburbana “, nos principais comércios dos bairros de Educandos, Colônia Oliveira Machado, Santa Luzia e demais locais da zona sul de Manaus. Possuindo para venda vários e todo tipo de produtos de estivas, as mercadorias do estabelecimento eram importadas sendo que ele também abastecia algumas tabernas da periferia da cidade. Era um comércio bem conhecido e movimentado, sortido e com muitos frequentadores, cujo maior número de fregueses eram de empregados da serraria Pereira (situada próximo), de marreteiros e de ribeirinhos que chegavam do interior e encostavam suas canoas, alvarengas e batelões na beirada.

Além de se dedicar a seu comércio de estivas, Antônio Vieira foi também um dos precursores do "Beiradão"(gênero musical oriundo do interior do Amazonas), quando todo domingo pela manhã pegava seu saxofone e, acompanhado de seu conjunto musical (formado por moradores do bairro), tocava animadamente na frente de sua casa, gerando uma aglomeração de pessoas para ver o conhecido comerciante saxofonista e seu conjunto em ação e logo caindo alguns na dança. Inclusive a TV Educativa (TVE) fez uma reportagem com ele na década de 1970, onde o comerciante falava de sua trajetória e também ele foi filmado tocando com seu conjunto. Sendo assim Antônio se tornou o primeiro artista de Beiradão a ser exibido em uma rede de TV do Amazonas.

Faleceu em 1990, de causas naturais.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A IMIGRAÇÃO ITALIANA NO AMAZONAS

PERSEGUIÇÃO À "PAJELANÇA" NO AMAZONAS NO INÍCIO DO SÉCULO XX

PENSÃO DA MULATA - O PROSTÍBULO MAIS POLÊMICO E FAMOSO DE MANAUS DURANTE OS PRIMEIROS ANOS DO SÉCULO XX